O concurso EsPCEx 2022 é apenas para pessoas não casadas e sem tatuagens consideradas inapropriadas.

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército, conhecida como EsPCEx, está com 440 oportunidades para quem quer começar no serviço militar.

Apenas 40 das vagas estão disponíveis para as mulheres, sendo todo o restante exclusivo para os candidatos homens.

Os participantes do curso de formação para cadetes costumam receber ajuda de custo, apesar de não ser o salário oficial do Exército.

Este só será recebido no caso de o aluno da Escola Preparatória finalizar o curso com bom aproveitamento, sendo integrado definitivamente.

Requisitos para o Concurso EsPCEx 2022

Há muitos requisitos que qualquer aspirante a cadete do Exército precisa cumprir, como não ter nenhum compromisso (união estável ou casamento).

Além disso, não ser réu e não ter tatuagens consideradas inapropriadas, de acordo com o que está detalhado no edital.

Outros requisitos são: não ter dependentes, ter altura entre 1,55cm e 1,60cm e possuir idoneidade moral.

Vale salientar que os candidatos a cadete não podem ter problemas com a justiça eleitoral e nem estar em débito com a junta militar.

Por fim, os candidatos devem ter ensino médio e o certificado de escolaridade precisa ser reconhecido pelo Ministério da Educação.

As Etapas

A totalidade dos inscritos para a EsPCEx terá de passar pela prova de múltipla escolha, que acontecerá em 17 e 18 de setembro. 

Depois dessa etapa, os aspirantes a ser cadetes também terão a sua aptidão física avaliada, bem como exame médico e avaliação psicológica.

O Edital

Para ler o edital do concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército é só acessar o Diário Oficial: https://www.gov.br/imprensanacional/pt-br. Na busca, deve-se especificar a seção 3 da página 25, destacando que o conteúdo está na edição de 04 de fevereiro.

Dessa maneira, uma forma mais fácil de visualizar o edital é usar o site da Escola Preparatória de Cadetes do Exército: http://www.espcex.eb.mil.br/index.php/concurso.

A Inscrição

Pode ser feita no site http://www.espcex.eb.mil.br/index.php/concurso até 23 de maio.

Em suma, a taxa de participação fica em R$ 100, lembrando que participantes do Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico) tendem a ser isentos do pagamento.

No entanto, precisa fazer a solicitação respeitando o prazo indicado.