Foi selecionado para uma entrevista de emprego e não sabe como se portar? Siga as nossas dicas. É uma situação considerada de muito nervosismo para o entrevistado e saber se sair bem, pode fazer a diferença na hora que estiver de frente a um recrutador. É uma grande oportunidade para que seja visto o desempenho do entrevistado.

O profissional que será entrevistado, deve sempre ter um pensamento de como contribuir para com a empresa e se quiser ser aprovado deve, tentar conectar todas as suas ideias, com a demanda dessa companhia e elucidar todos os seus pontos que possam convergir com a vaga, a qual se está concorrendo. Se posicione de forma genuína e autêntica nessa entrevista.

ENTREVISTA DE EMPREGO

A APRESENTAÇÃO COM O RECRUTADOR

Se apresente com firmeza, sem demorar no aperto de mão e sem perder o contato visual com o entrevistador. Use uma frase comum, como: - Bom dia, meu nome é fulano. Sem passar que está desanimado. Tenha sintonia em seu diálogo, sem ficar com um olhar disperso, com um tom de voz que seja com uma fala clara e com certeza daquilo que se está falando.

Garanta uma boa impressão para o recrutador, demonstrando tranquilidade e muita segurança e sem enrolar nas suas respostas, sendo claro e direto. Entenda a pergunta e se houver dúvidas ou não entender, peça por um esclarecimento e somente responda se tiver certeza de tudo o que foi dito ou foi entendido. Deixe a conversa fluir.

Aproveite o seu tempo e se o recrutador lhe perguntar se está com alguma dúvida, aproveite para perguntar sobre a atividade na empresa que será desempenhada e evite falar sobre salário, horários e benefícios. Seja sempre pontual, chegando entre 10 ou 15 minutos antes do horário marcado e nunca chegando atrasado.

Cuidado com a sua apresentação pessoal, já que a primeira impressão é a que fica. Escolha por roupas formais, no seu estilo e que estejam adequadas ao ambiente de trabalho. Fique preparado para falar de si mesmo, de todo o seu potencial e da sua carreira e fazendo com que o entrevistador possa perceber como você é importante para o cargo pretendido na empresa.

PREPARE A SUA MEMÓRIA

Dias antes dessa entrevista, selecione algumas situações que foram importantes em toda a sua vida profissional, como as de liderança, trabalho em equipe, comunicação e resiliência. Demonstre raciocínio lógico ao responder as perguntas, que podem ser engraçadinhas e feitas para lhe testar. Evite ficar paralisado nessas perguntas e vale a pena na medida certa, o bom humor.

Seja claro e objetivo sobre a sua carreira. Use casos que são reais. Fuja de um discurso ensaiado. Fale bem e com coerência, sem gerar controvérsias, de suas experiências, formação, idiomas e aperfeiçoamento técnico ou profissional. Ajude ao entrevistador entender o que a empresa poderá ganhar com a sua contratação. Aja naturalmente e sentir-se confiante pode fazer a diferença.
Atente-se a sua comunicação e treine antes se for preciso. Se for indagado para realizar alguma pergunta, faça as que sejam mais relevantes para essa empresa, tendo o cuidado de pesquisar antes sobre ela. Foque no seu currículo também, de forma que ele traduza a sua trajetória profissional. Leve sempre em consideração as necessidades de uma empresa e boa sorte nessa entrevista.